Conceitos : coaching e coach psico-orgânico

 

 

O que é Coaching?

coaching é uma prática milenária baseada em alguns princípios simples, como a escuta ativa, a arte de fazer perguntas, a reformulação, o feedback, a conscientização (insight) e o nível de confiança, de respeito e de autonomia na relação de coaching.

Para a Federação Francofone de Coaching (FFC), “o coaching é baseado numa aliança visando acompanhar uma pessoa ou um grupo de pessoas ao melhor nível de sucesso e de realização possível”.

coach facilita a aprendizagem pela experiência, com a finalidade de adquirir competências. O coach trabalha com as forças humanas emergentes da pessoa e/ou da organização para despertar uma nova energia, um novo sentido; desenhar visões e planos de ações novos e gerar os resultados desejados. O coach é uma pessoa capacitada e devota para guiar os outros no caminho que os levará em desenvolver mais competências, mais capacidades de engajamento e maior auto confiança.

Para a International Coach Federation (ICF), o coaching é um acompanhamento profissional, cujos beneficiados produzem resultados significativos nas suas vidas, nas suas carreiras, nos seus projetos ou nas suas empresas.

Pelo processo de coaching, os clientes aprofundam aprendizagens, aumentam o nível de performance e melhoram a qualidade de suas vidas.

O cliente escolha o tema que ele quer trabalhar em cada sessão. O coach contribua pela sua escuta ativa, suas observações e perguntas. Esta interação cria clareza e torna o cliente ativo. O coaching acelera a progressão do cliente, fornecendo para ele esclarecimentos e conscientização das suas escolhas.

Conduzir um processo de coaching implica em focar no lugar onde os clientes se encontram e nas capacidades que eles estão dispostos a utilizar para chegar aonde eles querem no futuro.

Os coaches membros da ICF reconhecem que os resultados provem das intenções do cliente, das escolhas e das ações dele, com o suporte do coach ao longo do processo de coaching.

A International Coach Federation (ICF) definiu 11 competências fundamentais para o coach ICF:

1° – Respeitar as diretrizes éticas e as normas profissionais.

2° – Estabelecer o contrato de coaching e chegar a um acordo sobre o processo e o relacionamento.

3° – Conquistar a confiança e a proximidade com o cliente.

4° – Estabelecer um relacionamento espontâneo, na base de comunicação aberta, flexível e segura.

5° – Prestar atenção à fala verbal ou não verbal e facilitar a expressão pessoal do cliente.

6° – Questionar em profundidade visando revelar as informações necessárias.

7° – Comunicar-se de forma direta e indireta.

8° – Integrar e avaliar as múltiplas fontes de informações e fazer sugestões visando criar maior conscientização.

9° – Co-criar oportunidades de aprendizagem continuo com a finalidade de tomar novas medidas e gerenciar novos resultados.

10° – Planejar e estabelecer metas.

11° – Dar atenção ao que é importante para o cliente e deixá-lo assumir a responsabilidade de agir.

 

O que é Coaching Psico-Orgânico?

O Coaching psico-orgânico é uma abordagem recente e inovadora, agregando às 11 competências ICF, definidas acima, a aquisição de conhecimentos, posturas e práticas oriundas das Ciências Humanas, dentro das quais a Análise Psico-orgânica (Paul Boyesen), a Análise Transacional (Eric Berne), a Programação Neuro-Linguistica PNL, os Tipos psicológicos (Carl Gustav Jung) e a Psicanálise (Sigmund Freud).

Uma das principais convicções do coach psico-orgânico é que o processo de coaching é por essência uma abordagem humana para resolver uma dificuldade humana.

Ao longo do processo o coach psico-orgânico convida o seu cliente a investigar com segurança os seus próprios processos mentais, conscientizar-se quanto a determinadas crenças, comportamentos sabotadores e/ou repetitivos e limitações energéticas, com a finalidade tomar decisões visando atender melhor as suas necessidades e alcançar os seus objetivos.

Na prática, o coach psico-orgânico desenvolve uma postura empática, neutra, sem julgamento, manejando a transferência e estimulando apenas, através da maiêutica, os recursos psíquicos e orgânicos do seu cliente, com a finalidade de torná-lo mais consciente, fortalecer sua identidade e ampliar suas capacidades, entre outras, de tomada de decisões, de expressão, de ação, de comunicação e relacionar-se de forma mais adulta, assertiva e responsável.

Entre os principais conceitos, posturas e práticas guiando o trabalho do coach psico-orgânico, podemos citar: