Artigos

Análise Psico-Orgânica® (APO)

paul-boyesen-nbPaul Boyesen – Fundador da EFAPO – Escola Francesa de Análise Psico-Orgânica

A Análise Psico-Orgânica constitua uma das fontes de inspiração do Programa ARIADNE® de formação de coaches psico-orgânicos, no Brasil e na França.

 Análise Psico-Orgânica é um método clinico, desenvolvido por Paul Boyesen nos anos 1975. Um método estabelecendo uma ponte entre a psicanálise e as abordagens terapêuticas psico-corporais.

Os modelos da análise psico-orgânica tomam em conta tanto os processos psíquicos, quanto os processos orgânicos, emocionais e energéticos.

Anne Fraisse, co-fundadora da EFAPO e co-autor do livro “A Análise Psico-Orgânica, os caminhos corporais de uma psicanálise” defina a Análise Psico-Orgânica (APO) assim:

A Análise Psico-Orgânica estuda como a partir de uma palavra, passando por uma imagem e pre-imagem, o corpo é tocado e no caminho inverso como a partir do inconsciente corporal, pode se formar uma imagem e se falar uma palavra.

A Análise Psico-Orgânica é fruto da criatividade pessoal de Paul Boyesen e de inspirações coletivas:

O Programa ARIADNE® de formação de coaches psico-orgânicos integra algumas linhas de pensamento, conceitos e práticas da APO, além das competências da International Coach Federation (ICF), com a finalidade de obter uma circulação energética livre entre corpo, sentimentos, imagens, pensamentos e palavras.

 Alguns conceitos oriundos da APO e fazendo parte da formação de coaches psico-orgânicos:

O foco do Programa ARIADNE® é formar coaches psico-orgânicos, não é de formar analistas psico-orgânicos!

A formação de Analistas Psico-Orgânicos é da responsabilidade exclusiva da EFAPO na França (Escola Francesa de Análise Psico-Orgânica – www.efapo.fr) e da responsabilidade exclusiva do CEBRAFAPO no Brasil (Centro Brasileiro de Formação em Análise Psico-Orgânica – www.cebrafapo.com.br).